sexta-feira, 2 de maio de 2014

Comentando: "O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro"

Ontem, 1º de maio de 2014, feriado do dia do trabalhador, estreou nos cinemas O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro. Apesar de discordar de algumas (poucas) coisas que foram feitas no seu antecessor, preciso admitir que gostei bastante dessa continuação. Os dois primeiros filmes do Cabeça de Teia dirigidos pelo Sam Raimi ainda ocupam um lugar especial, mas o novo exemplar é (disparado) melhor que Homem-Aranha 3, de 2007 (o que não era muito difícil, é verdade) e, vejam só, consegue balancear incrivelmente bem três vilões numa única produção (!). Também é nesse filme que temos o desfecho mais emocionante da franquia (fãs de longa data dos quadrinhos já devem estar imaginando do que estou falando). Mas não se preocupem, não pretendo revelar spoilers.
Vale ressaltar o excelente desempenho dos atores envolvidos no projeto. Não adianta gastarem centenas de milhões de dólares em efeitos visuais, maquiagem e construção de set sem um bom roteiro e se os espectadores não “acreditarem” e se envolverem no que estão vendo. E quem tem o papel de fazer acreditar são os atores. E eles arrasaram! Por exemplo, é impossível não se comover com uma certa cena entre Peter e tia May. Culpa de Andrew Garfield e Sally Fields (independente da direção e da trilha sonora nesse momento) que, junto de Emma Stone (Gwen), já estão bem confortáveis em seus personagens. Dane DeHaan (Harry Osborn/Duende Verde) e Jamie Foxx (Max Dillon/Electro), as novas adições no elenco, também brilharam. E, mesmo em pequenas participações, Chris Cooper (Norman Orborn), que já aparecera ainda mais brevemente na produção anterior, e Paul Giamatti (Aleksei Sytsevich/Rino), este último extremamente caricato, tiveram sua chance de nos impressionar.
Os fãs mais puristas poderão até desgostar da liberdade tomada em relação a elementos como rumos da trama e origem e visual de personagens. No entanto, o mais importante foi mantido: a essência do Homem-Aranha, algo que já fora notado no filme de 2012 (também dirigido por Marc Webb) e que aqui ganha mais destaque – o coração de Peter, o ímpeto de fazer justiça, o senso de humor exacerbado.
Sim, várias pontas se fecharam (como a história dos pais do Peter) e, sim, várias ficam em aberto para os já anunciados O Espetacular Homem-Aranha 3 e 4, Venom e Sexteto Sinistro. Pode passar despercebido para o grande público a possível futura importância de uma personagem que é assistente pessoal de Norman Osborn e, posteriormente, de seu filho Harry, chamada Felicia. A pergunta que não quer calar: seria mesmo Felicia Hardy, a Gata Negra?
O Espetacular Homem-Aranha 2 não é perfeito, é claro, nem, talvez, o que muitos fãs esperavam. Contudo, digo sem medo: é um filme pra lembrar por que o Homem-Aranha é o super-herói favorito de tanta gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...