quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Sleepy Hollow S01E01 "Pilot"


Como suspeitava. A nova série da FOX não é ruim. 

Vivemos numa época favorável para séries de terror. American Horror Story veio para ficar e nos mostrou como isso pode ser possível. Todo dia vemos pipocar um monte de projetos similares em outras emissoras. O público estava sedento. Mesmo o cinema não está dando conta do recado ― são poucas as produções ditas do gênero realmente assustadoras. Por isso, tanto se destacam os filmes produzidos por Jason Blum, como Atividade Paranormal, Sobrenatural, A Entidade e Uma Noite de Crime. Todos resgatam aquele clima macabro tão comum nas obras dos anos ‘70 e ’80.

Analisando este primeiro episódio de Sleepy Hollow, espero se tratar de uma verdadeira série de terror, apenas disfarçada de série policial de ação. Os elementos estão lá, a começar pelo próprio Cavaleiro Sem Cabeça, um brucutu monstruoso que lembra facilmente o Jason de Sexta-Feira 13. Misturar coisas da Bíblia ― do Apocalipse, em especial ―, deixa a trama ainda mais interessante e atraente. Vale lembrar que tema similar já foi utilizado por Supernatural, em outro contexto. O grande problema da série é passar na TV aberta: o excessivo número de episódios enfraquecerá o ritmo da história; a censura aliada à falta de liberdade criativa impedirá cenas corajosas de acontecerem (cadê o sangue? muito conveniente o machado do Cavaleiro cauterizar os ferimentos).


Iniciamos a jornada com uma batalha na época da Independência dos Estados Unidos, casacos vermelhos versus casacos azuis. Ali conhecemos um dos protagonistas da série, o professor de história Ichabod Crane (Tom Mison), desertor da Guarda Real da Rainha, espião sob o comando do, então, Gal. George Washington. Entre cortes rápidos, o diretor Len Wiseman nos mostra o essencial: Ichabod procura um soldado específico, com uma marca na mão. Não tarda para o soldado misterioso aparecer, montado num cavalo branco, o rosto coberto por uma máscara. Ele defere um golpe mortal no oponente, com seu machado. Antes de desfalecer, Ichabod consegue decapitar o Cavaleiro. Nesse momento, com ambos caídos no campo de batalha, acontece uma ligação de sangue, que [aliada a um feitiço] possibilitará a volta de Ichabod, 250 anos depois, no Presente.

No decorrer do episódio, ficamos sabendo que a cidadezinha de Sleepy Hollow abrigou inúmeros cultos de bruxaria. Um culto do mal reanima o Cavaleiro (aprisionado num caixão no fundo de um rio) e, por tabela, Ichabod ― que deve impedir o Cavaleiro de recuperar seu crânio. Na verdade, o Cavaleiro Sem-Cabeça é o 1º Cavaleiro do Apocalipse, a Morte. Se ele ficar completo, logo os outros três (Peste, Guerra e Fome) irão segui-lo. Como derrotar a própria Morte? Não sabemos. Por enquanto, só descobrimos uma fraqueza: a luz do Sol.

Um dos pontos negativos da série é a escalação do elenco ― sem um pingo de carisma. A pior é a atriz que interpreta Abbie Mills (Nicole Becharie), a policial que presencia o xerife ser morto pelo Cavaleiro e acredita em Ichabod. Por que escolheriam alguém tão inexpressivo para ser uma das protagonistas? (não adianta fazer caras e bocas) Eu tentei, mas não consegui torcer por ela.

John Cho, que deve ser o ator mais conhecido do elenco, fez uma pequena participação especial. Brooks, seu personagem, morre no finalzinho do episódio, nos proporcionando a cena mais assustadora da première [#medo]. Outro detalhe que fica evidente é a importância de espelhos. É sabido que desde a Antiguidade tais objetos são relacionados ao ocultismo. As lendas são as mais variadas: pesadelos, má sorte, recipiente da alma, previsão do futuro, Candyman (heheh). Na série, os espelhos se transformam num portal por onde caminham as entidades sobrenaturais.

Vamos falar um pouco sobre os quatro criadores deste seriado. Len Wiseman, conhecido pela franquia Underworld (Anjos da Noite, no Brasil), dirigiu o episódio piloto e serve como produtor executivo, além de ajudar a bolar a história. Roberto Orci e Alex Kurtzman, hoje, dois dos produtores e roteiristas mais badalados de Hollywood, também são produtores executivos e, ao lado de Phillip Iscove, o pai do projeto, escreveram o piloto. Nenhum deles será o showrunner ― o cargo ficou com o experiente produtor Mark Goffman.

Não fiz comparações ao filme do Tim Burton porque quero reassistí-lo. Fica para a próxima. E pouco conheço do conto de Washington Irving. Falando superficialmente, a maior diferença é o tom épico que querem dar à série (o destino do mundo está em jogo!), além de tornarem Ichabod um Herói.

Está dada a largada para uma série que tem muito potencial, muita mitologia a ser explorada. Resta saber se conseguirá empregá-los de forma satisfatória. Acredito que se os realizadores derem ênfase para o terror, vai ficar tudo bem. Não vimos nem a ponta do iceberg. Citando a oficial Mills, que desistiu de Quantico, FBI, para a série acontecer: “Só arranhamos a superfície. Seja lá o que for, vai ficar muito pior” (no bom sentido, eu espero).

Adendo:
  • Parece que a intenção dos produtores é mesclar a história dos EUA com a história da série (não sei se gostei disso). Phillip Iscove é canadense, será que isso estava nos planos originais? 
  • Percebi influências de Evil Dead: o uso do gravador do xerife, por exemplo;
  • Ótima escolha da música “Sympathy for the Devil”, dos Rolling Stones;
  • Fiquei intrigado com o padre, uma das vítimas do Cavaleiro. Ele estava presente numa das memórias de Ichabod, do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...