domingo, 15 de setembro de 2013

Ironside (2013) S01E01 "Pilot" [Pre-Air]


Ironside não é propriamente ruim. Talvez goste da série quem nunca assistiu a uma série policial procedural na vida ou que não seja seriemaníaco. Para os iniciados, pode ser cansativa e genérica. A premissa, por si só, já não é original. Afinal, Ironside é um remake de uma série homônima que começou no anos '60 e terminou nos '70, durando 8 temporadas.

Na história, um detetive de polícia paraplégico passa a investigar casos com o auxílio de uma equipe (me lembrou House, um chefe com uma deficiência e três assistentes). O episódio piloto girou em torno de um caso de suposto suicídio, logo alçado [temporariamente] ao status de homicídio pelo excêntrico, e também extremamente perceptivo, Robert T. Ironside (Blair Underwood). Ele é o tipo de detetive que tem sucesso no que os outros falharam, percebe o que os outros não perceberam. Sem falar no passado amargurado. Clichê até dizer chega.

Durante a investigação ficamos conhecendo mais os personagens secundários: Holly (Kelsey Gramer), a assistente mais dedicada e que possui contatos no submundo, Virgil, o bagunceiro, e Teddy, um ex-contador que contrariou a família e virou policial. Também se juntam ao elenco o chefe de Ironside - o capitão Ed Rollins (Kenneth Choi) -, e o ex-parceiro Gary Stanton (Brent Sexton), consumido pela culpa. Descobrimos através de um flashback como Ironside perdeu o movimento das pernas: numa perseguição, o ex-parceiro acidentalmente atirou nele.

O ritmo do episódio não é lento, nem chato, como li por aí. É bem agitado se a gente for analisar a fundo. A melhor parte é realmente o início, antes da vinheta, quando vemos o detetive usar de toda sua persuasão num criminoso para descobrir o paradeiro de uma refém. Existem algumas cenas desnecessárias, como a de Ironside quase transando com a namorada na cadeira de rodas - talvez algum fetiche do showrunner Collier Young. Nada que atrapalhe o fluxo da narrativa.

Eu não vou acompanhar, mas não me surpreenderia nada se a série se tornasse um hit da NBC (eles estão precisando!). A cartilha de série policial procedural foi seguida à risca. E sabemos que os estadunidenses adoram esse tipo de série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...