quinta-feira, 12 de setembro de 2013

The X Factor (US) S03E01 "Auditions #1"


O painel da versão estadunidense novamente se renova. Permanecem Simon Cowell e a cantora teen Demi Lovato. No lugar do produtor musical L.A. Reid e da cantora Britney Spears (que ficou muito cara para o programa) entram Kelly Rowland (ex-integrante do Destiny's Child e "prima" da Beyoncè) e Paulina Rubio, de quem eu NUNCA (!) tinha ouvido falar na minha vida antes. Mario Lopez continua o anfitrião.

Confesso que dos maiores programas de competição musical dos EUA, The X Factor sempre foi o que menos acompanhei. Com American Idol, The Voice [e uma penca de séries] na minha agenda, deixei a criação do Cowell de escanteio. Falha devidamente corrigida.

Os participantes se apresentarão em quatro categorias: garotos; garotas; mais de 25 anos; e grupos. Cada jurado será o técnico de uma das categorias.
 

O primeiro a subir no palco foi Carlito (o Chris Brown latino, como ele próprio disse). Ele cantou “Stay”, da Rihanna. Cantou muito bem, mas achei que desafinou em várias partes e faltou mais potência na voz – devia estar travada por conta do nervosismo. Os quatro jurados aprovaram sua performance.
 

Diferente do que acontece no American Idol, que organiza seus episódios de audição por cidade, aqui visitamos várias de uma só vez. De Los Angeles, voamos para Charleston. Sally (“yes, sir”), 55, é a próxima a soltar o gogó. Rapidamente, ela me conquista com sua simpatia e seu jeito de louquinha. Porém, na hora H, descobrimos uma voz um tanto... peculiar. De forma negativa, infelizmente. Não sei dizer se era aguda, falsete ou taquara rachada mesmo. Simon, que não esconde o que pensa, tem um aceso de riso. Os jurados votam unanimemente “não”.
 

Depois aparecem várias figuras desinteressantes sem talento (sempre tem). Vira um Show de Horrores. Ainda bem que ao mudarmos para Long Island, a apresentação de Lillie McCloud, 54, três filhos e sete netos, salva o programa. Ela chega cheia de confiança (“Estou aqui para ganhar”). Kelly e Demi caem em prantos só de ouvi-la cantar. Ela recebe uma standind ovation de todos os jurados. É claro que ela vai seguir em frente na competição. Acho que vai longe!
 

New Orleans é a próxima parada. Por enquanto, nenhum grupo de sobressaiu. Todos foram sumária e merecidamente eliminados. Então, surge a dupla Alex & Sierra. Eles escolhem “Toxic”, da ex-jurada Britney Spears, para a audição. Fazem uma versão diferente, como se fosse uma balada. E arrasam! Além de divertidos e extremamente carismáticos (com direito a frases completadas), se mostram bastante afinados. Melhor apresentação até o momento! Ninguém dava nada por eles.
 

Voltamos a Charleston, para encerrar o programa. Aparece Rion, uma adolescente com uma deficiência congênita nos braços e quase cega do olho direito. É uma garota que não se deixa abater. Está visivelmente empolgada. Não tem jeito, você instantaneamente torce por ela. Basta saber se ela tem o “xis” do X Factor. O público e os jurados são “blown away” pela incrível voz da garotinha de 13 anos, assim como o título da música que ela cantou, da Carrie Underwood, uma das vencedoras do American Idol.

O The X Factor já provou revelar várias estrelas: Leona Lewis (“Keep bleeding / keep, keep bleeding in love”), Susan Boyle, One Direction. Espero que conheçamos mais algumas nesta temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...